top of page

ARCANO XVIII – A LUA LEI XVIII – LEI DA PROFUNDIDADE

     O simbolismo do Arcano XVIII e as principais características da Lei que ele representa estão descritas em detalhes no Site https://www.alpeneagrama.com

   Deixamos para explorar neste texto alguns aspectos comportamentais impressos pelas energias envolvidas dos quais nem sempre nos damos conta ou sequer atribuímos a uma energia que pode ser controlada.

     Como podemos saber se estamos sendo influenciados por esta energia? O primeiro sintoma é nunca estar satisfeito com o conhecimento que se consegue acumular quando nos propomos a desenvolver um projeto, seja ele de que natureza for. Não por insegurança, mas por achar que se pode conseguir mais, indo mais fundo. Qual a consequência? A fase de execução nunca começa e fica difícil cumprir prazos. As pessoas que sofrem esse efeito precisam estabelecer para si próprios cronogramas rígidos, com as diversas fases a serem cumpridas, e ao fim do prazo estabelecido para a pesquisa começar a execução com que já tiverem à mão. A continuação da pesquisa “on the job” direciona os esforços para o que é realmente útil e acaba com a perda de tempo com as buscas genéricas para simples acumulação de dados. É fácil constatar a maior fluência e objetividade de qualquer trabalho quando efetivamente se começa a realizá-lo.

     A profundidade que dá nome a esta Lei na nossa dimensão deve ser entendida de forma ampla, em toda a sua extensão. Desde o cavar fundo na busca de informações, passando pela seriedade que costuma ser atribuída a uma pessoa “profunda” e pela rigidez de quem tem raízes fincadas e luta para a aceitar novas ideias, até o contato com as camadas mais profundas do Ser, inclusive a nível molecular, o que lhes permite projetar energias, especialmente de cura, com o auxílio da presença de outras Leis com as quais podem formar polaridades catalizadoras.

     O Arcano e a Lei XVIII são associados às “energias ocultas”, ou seja, as que estão longe da vista e, como tal, não são percebidas com facilidade. Não devemos associá-las apenas ao que julgamos “negativo”, porque nenhuma energia é, em princípio, boa ou má. É o uso que fazemos dela que as qualifica. Se abordamos qualquer energia ou situação com medo, é bem provável que ela vá nos proporcionar sensações desagradáveis. Nenhuma energia deve ser tratada sem o devido conhecimento e domínio da sua natureza. Não se meta a “aprendiz de feiticeiro”, porque você terá tudo para se dar mal. Não se envolva em rituais ou práticas “misteriosas” sem o auxílio de um “Mago”, aqui entendido como um condutor experiente do processo. A Lua nos mostra como a noite pode modificar a percepção de uma energia, da mesma forma que ela “oculta” os detalhes do que nos cerca. O mesmo ambiente pode nos causar sensações completamente diferentes se encarado de dia ou à noite. Gostar das coisas ocultas e buscar contato com elas é comum aos portadores desta energia e a melhor forma de trazer luz sobre a escuridão é através do conhecimento e provavelmente é isso que a Lei XVIII procura fazer, ao tentar sempre ir fundo nos processos em que se envolve.

     A afinidade com esse tipo de energia atrai para perto situações misteriosas com as quais podemos acabar nos envolvendo. Há, no entanto, que estar preparado para esse tipo de “aventura”, sabendo o que esperar e até onde podemos ir sem correr riscos. E que riscos seriam esses? O grande risco de mergulhar no inconsciente é o de não conseguir voltar. Isto pode acontecer quando se busca respostas e explicações racionais para todos os nossos questionamentos, o que nem sempre é possível no nosso nível energético. A consequência desse impasse costuma ser a “depressão” que pode ser assemelhada a um aprisionamento no “fundo do poço”.

     Costumamos chamar de “profundas” as pessoas sérias, compenetradas e que têm dificuldades para conversar sobre amenidades e “jogar conversa fora”. São normalmente voltados/as para os estudos e levam tudo aos mínimos detalhes. Podem aparentar uma personalidade “pesada” para aqueles com quem interagem. Estas, juntamente com as demais já citadas, são características comuns nos afetados pela energia desta Lei.

bottom of page