Simbolismo do Arcano VIII - A Justiça
Plano mental – O Sol representa a iluminação, clareza de discernimento entre o certo e o errado. O Chifre representa fertilidade. A pena de Ma’at simboliza justiça e equilíbrio acima de tudo. Este símbolo é frequentemente associado à deusa Hathor e indica a sua influência nesse Arcano.
Plano astral – Os degraus simbolizam os apegos ao plano material, geradores do Karma. Subir os degraus significa ultrapassar esses apegos para poder atingir o equilíbrio da justiça.
Plano físico – A Serpente Urobórus simboliza eternidade e o perpétuo poder do Sol e que mesmo dentro da maior materialidade (plano mais denso) a lei está presente.
Influência astrológica
A Justiça recebe a influência de Saturno domiciliado em Capricórnio. Esta influência concede ao Arcano os dons da estruturação, método, organização, capacidade de vencer os obstáculos através da autodisciplina e do rigor para consigo próprio. Esta Lei mostra a presença de obstáculos a serem transpostos no caminho evolutivo.

Numerologia
Simbolizado pela estrela de oito pontas ou Estrela de Compostela, o número Oito representa a totalidade e a coerência da criação em movimento direcionado.
Princípio hermético
O primeiro título hermético é “Libratio”, isto é, a Lei do equilíbrio da grande balança metafísica em que um dos pratos está carregado com o valor positivo do Arcano e o segundo com o lado negativo. O ponteiro aponta o vértice do triângulo Ascendente.
O segundo título é “Lex” isto é a Lei entendida como uma norma estabelecida tanto pelo homem, em cada época de sua História e evolução, mas também como um código ético invisível que orienta toda a criação, em todos os planos.
O terceiro título é Karma ou Lei da compensação, onde cada ato gerador de desequilíbrios realizado pelo ser humano deverá levar o indivíduo agir para equilibrá-los.